Este termo significa qualquer esforço promocional realizado por meio da Web. Mesmo que você possua o melhor e mais interessante site do mundo, você vai precisar fazer algum esforço para dizer aos internautas que você existe e está aguardando visitas. É ai que entra a promoção através do Web Marketing.
Estratégia 1 de Web Marketing: Sites de Busca
Os Sites de busca são de longe a forma mais popular de localização de informações e produtos na Web. Justamente por isso ocupa um lugar de grande destaque entre as estratégias de web marketing. Pesquisa realizada pelo Forrester Institute entre 8.600 residências com acesso a Web, mostra que quase 60% dos internautas se utiliza dos Sites de busca. Em segundo lugar vem o e-mail com cerca de 38%. Sem dúvida, o ponto forte dessa estratégia é o fato que a maior parte dos sites de busca são gratuitos, embora haja uma tendência muito forte de cobrança por parte dos grandes sites que prestam esse serviço. O Gerenciamento dessa estratégia é bem trabalhoso no início, na fase de montagem e registro do site. Após esse período, o trabalho consiste de acompanhamento da classificação e eventuais atualizações.
Estratégia 2 de Web Marketing: e-Mail Marketing
As pesquisas de comportamento do usuário, indicam que receber e enviar e-mails é disparado a atividade mais realizada pelos internautas, seguida de longe pela leitura de notícias e diversão. Isso indica que não dá para imaginar um site bem sucedido que não tenha sistemas e canais de comunicação muito bem arejados com seus visitantes. Quando se fala em eMail Marketing, as pessoas pensam imediatamente em mala-direta eletrônica, não autorizada (spam). Prática que não deve ser seguida por empresas sérias. Na verdade, a grande força do eMail Marketing é sua agilidade como canal de comunicação com o cliente que autorizou a abertura desse canal (opt-in). A comunicação autorizada possibilita o conhecimento e o melhor atendimento das necessidades do cliente.
Estratégia 3 de Web Marketing: Banner, Links Patrocinados
Na economia tradicional, os anúncios são peça fundamental na disputa pelo cliente e as empresas reservam parte expressiva de seus orçamentos em anúncios na TV, Rádio e mídia impressa. A WEB é um novo canal com características peculiares e um público mais qualificado, o que demanda uma comunicação de mais alto nível. É o que muita gente chama de Soft-Marketing. A grande novidade são os links patrocinados - anúncios pagos em sites de busca -- que estão ganhando fatias expressivas dos recursos destinados à publicidade on-line. É importante, além da geração de tráfego levar também em consideração o “Mind-share”, ou seja, a presença da marca na mente do consumidor. Se 100 pessoas clicaram em determinado anúncio, muito provavelmente milhares de pessoas viram a marca.
Estratégia 4 de Web Marketing: COMPRA COLETIVA
O sistema de divulção através da compra coletiva é a mais nova forma de divulgação da Internet. Trata-se de uma parceria entre o comerciante e o site de compra coletiva para a divulgação de uma oferta com grande taxa de desconto ( geralmente em torno de 60%) . As ofertas duram um período curto de tempo mas o suficiente para trazer uma grande quantidade de novos visitantes para o comércio. O site de compra coletiva cobra cerca de 30% da receita de vendas e o principal retorno do comerciante são os clientes que retornam ao estabelecimento após conhecê-lo.
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